10 dicas para mulheres que querem mochilar sozinhas

Se você tem o sonho de por a mochilinha nas costas e conhecer o mundo, mas não tem ninguém pra te acompanhar nessa aventura. Calma! Você não vai deixar de realiza-lo por causa disso! Coragem mulher!!! Esse post é dedicado a todas as mochileiras espalhadas pelo mundo e àquelas que se tornarão uma!

Para uma mulher sair mochilando por ai, sozinha, não é tão simples… Até deveria ser, mas requer um pouquinho de coragem! Não porque seja “perigoso”, mas porque a sociedade muitas vezes coloca tantos medos e bloqueios na nossa mente, que o mais difícil acaba sendo quebrar as barreiras mentais já enraizadas. Viajar é uma experiência muito rica, e se torna quase um vício, depois que você toma a iniciativa do primeiro passo.

11016307_1050688551624861_81895684_nAlguns lugares realmente são mais complicados de viajar sozinha. Marrocos, por exemplo, é um lugar em que a cultura é muito diferente da ocidental, especialmente, a do Brasil. Lá as mulheres usam túnicas, burcas (aquela manta que envolve a cabeça, só deixando o rosto amostra e, algumas mais ortodoxas só os olhos). Andar por lá de shortinhos e mini blusa não tem a menor condição. As ocidentais vestidas de forma básica, com um jeans e camiseta, já chamam a atenção. Isso não quer dizer, que você não possa ir para um lugar como esse, mas sim que você deve ter alguns cuidados. Marrakesh, que é a capital do Marrocos, é mais tranquilo de visitar, do que outras cidades, porque como é muito turístico, as pessoas já estão um pouco mais acostumadas com o nosso jeito.

Claro que se você viaja com uma “vibe boa” você vai atrair pessoas do bem, digo por experiência própria, mas você não pode esquecer que num mochilão sozinha, você está teoricamente “sozinha mesmo”, então tem que se precaver em todos os sentidos. Enumerei aqui 10 dicas que considero essenciais para que seu mochilão seja perfeito e inesquecível!!!

  1. Primeiro de tudo, definir o roteiro. Pesquisar bem os costumes locais, os lugares mais turísticos, como é a receptividade aos turistas, se há algum ponto tido como perigoso, ou horários mais “perigosos”. Se você pretende fazer mais de um país, por exemplo, definir a ordem dos países que serão visitados e o meio de transporte para chegar até eles.
  2. Definido todo o roteiro, fazer uma pesquisa mais detalhada quanto aos meios de transporte. Por exemplo, trens noturnos, podem ser um pouco mais “tensos” dependendo da região. Então, veja comentários de outros viajantes em relação aos transportes, sobretudo, ônibus e trens. Quanto a avião em geral é mais tranquilo.
  3. Pesquise a língua falada no país, e se eles falam inglês ou espanhol. Se não falam, ou se você não fala, também não desanime. Você vai ter um pouquinho mais de trabalho, mas baixe algum aplicativo de dicionário off-line pra você se virar ao menos com as perguntas básicas.
  4. Baixe mapas off-line das cidades por onde você vai passar. Isso vai ajudar demais, você pode se planejar com antecedência, marcar os pontos de interesse, e dessa forma, fica mais independente, ou seja, depende menos da ajuda de pessoas ou de informações na rua.
  5. Outro item importante é a hospedagem. É claro que isso vai depender do seu perfil, e do quanto você está disposta a gastar. Eu, Drê, quando viajo sozinha, prefiro hostels mais descolados, com quarto compartilhado, pois ali é o momento de interagir e fazer novas amizades. Mas é sempre bom dar uma boa pesquisada nas referências do hostel. Não se esqueça de verificar a localização.
  6. O básico já está fechado! Agora é hora de preparar a mochila para por o pé na estrada. Assunto muito complexo para as mulheres, porque nós adoramos levar a casa na mochila. OK, nosso slogan é “minha mochila é minha casa”, mas entendam se vocês querem mochilar, vão ter que se contentar com uma casinha mais modesta hehehe. Nas minhas andanças vejo algumas mochileiras carregando mochilas gigantescas, um verdadeiro sofrimento, além de ser prejudicial à saúde, você terá um desgaste desnecessário. Eu sou mulher e entendo, nós adoramos ter opções, mas quantas vezes não fomos passar um simples final de semana na praia, por exemplo, e levamos uma bagagem para um mês, aí passamos o final de semana usando uma ou duas peças de roupa? Então meninas, não carreguem peso, a vida tem que ser leve, aprenda a se desprenderem e aproveitar as coisas novas que as trips vão lhe proporcionar!!! Como disse, esse caso é muito complexo e merece um post específico com o tema. Vejam: “Mulheres: como preparar a sua mochila”
  7. Quando você chegar numa cidade nova, evite ficar desfilando com sua mochila. Eu sei que você tem certo orgulho dela, principalmente se ela for como a minha, cheia de stamps que são verdadeiros troféus pra você. Procure ir direto ao hostel e verifique se pode deixa-la lá caso ainda não esteja na hora do seu check-in. Quando a gente chega pela primeira vez num lugar, nossos olhos brilham, mas a nossa cara sempre é de perdida, afinal você ainda está se adaptando ao novo ambiente. Andar com a mochila chama demais a atenção, é o mesmo que por uma placa na testa escrito “turista” e se houver alguém mal intencionado, pode ser um prato cheio.
  8. 11012322_1050693161624400_441396918_n (1)

    “money belt”

    Use sempre uma “money belt” que é aquela espécie de pochete bem fininha, para ser usada por baixo da roupa. Ali coloque seu dinheiro, cartões e principalmente seu passaporte. Deixem na carteira somente os trocados a serem usados naquele dia.

  9. Faça uma planilha com seus gastos, principalmente se você estiver planejando mochilar por longos períodos ou por diferentes países. Anote os gastos prévios, como passagens e atualize diariamente com os gastos diários. Nós temos um modelo de planilha que pode auxilia-la, basta fazer dowload: “Planilha Gastos”. Cada país tem sua moeda e isso pode dar muita confusão. Você também pode usar um conversor de moedas para auxiliar no seu planejamento (conversor de moedas). De qualquer forma, a planilha irá ajuda-la a se organizar para controlar o orçamento de forma que você se mantenha dentro do planejado.
  10. Esteja aberta as novas experiências!!! As dicas acima não são para deixa-la com medo, mas sim, para alerta-las quanto aos cuidados básicos. Arrisque-se em descobrir lugares novos, conhecer pessoas novas, aos improvisos, experimentar novos sabores. Abra seus olhos para o mundo ao seu redor. Acredite desde o planejamento que tudo já deu certo!!! Tenha pensamentos bons, deseje o bem e com certeza você só terá histórias incríveis pra contar!!!

DSC08567

Até mais,

Anúncios

3 Respostas para “10 dicas para mulheres que querem mochilar sozinhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s