De volta à Idade Média no Dunluce Castle

Se você adora histórias sobre reis, cavaleiros, conquistas de territórios, ou seja, se você se interessa pelo mundo medieval, não pode deixar de conhecer o Dunluce Castle na Irlanda do Norte.

Saímos pela manhã de Belfast, capital da Irlanda do Norte, em direção ao Castelo.  Seguimos pelas rodovias M2 e A26 sentido Ballymoney e depois continuamos na  rodovia B62 sentido Coleraine. As estradas são ótimas e o GPS funciona muito bem na região. O trajeto dura 1hora e 20minutos, aproximadamente.

A estradinha que leva ao castelo já proporciona uma vista magnífica, parada obrigatória para fotos. Seu nome, Dunluce Castle pode ser traduzido literalmente como “forte da colina” que representa exatamente a imagem que vemos da estrada.

dunluceNa entrada tem um estacionamento e um Centro de Visitação, em que você compra os tickets e retira o áudio guia que vai explicando sobre a história do castelo e detalhando cada um dos ambientes. Vale muito apena o áudio, pois, na medida em que você vai olhando para aquelas ruínas fascinantes, você vai escutando sobre como viviam as pessoas ali.

Na lateral do Castelo, antes mesmo de passar pelo Centro de Visitação tem uma escadaria que chega próximo ao mar. Desça, você vai se deparar com paisagens incríveis. Cuidado apenas com o vento, pois a escada está entre dois paredões de pedra formando um verdadeiro túnel de vento que literalmente “te arrasta”.

No final da escadaria siga por uma trilha e logo mais a frente você vai encontrar uma caverna e uma placa com os seguintes dizeres “Perigo, não entre na caverna”. E como eu sempre digo “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não entre, pois tem risco de desmoronamento. Mas mesmo do lado de fora da pra ver, do lado oposto da entrada, o mar adentrando sob as pedras, imagem lindíssima. Continue pela trilha e você vai observar outra escadaria que dá acesso a um mirante e mais uma bela paisagem do mar te aguarda por lá.

Depois de retornar por essa mesma trilha, entramos no castelo utilizando a ponte, que é o único acesso. Uau! O que mais impressiona é que as ruínas remetem exatamente ao modelo medieval que vemos nos filmes. E pra falar a verdade, a vista do Castelo para o mar, também parece cena de filme… É praticamente uma “viagem no tempo”.

Apesar de toda sua história ser cercada por guerras e disputas, a vibe de Dunluce é muito boa! Tanto que não resistimos em executar a “Dança de gala do castelo”. Assista o vídeo “Irlanda do Norte”.

Os vestígios mais antigos do castelo datam do final do século XV. Em 1500 quando o local foi estabelecido pelos MacQuillans, uma família gaélica muito poderosa, até 1642 quando o ultimo morador o conde Randal MacDonnells, descendente de escoceses, foi preso durante a Rebelião Irlandesa, a história do Castelo foi marcada por muitas disputas. Em 1665, Randal recuperou a propriedade, porém Dunluce deixou de ser a principal residência da família. Deixado ao abandono, com o passar dos anos, o Castelo reduziu-se a ruínas, até que em 1928 ficou a cargo do Estado.

O castelo está aberto a visitação das 10h as 16h no inverno e até as 18h no verão. Os tickets custam £5,00 e adultos pagam £3,00 e tem desconto para grupos com mais de 10 pessoas.

Endereço: 87 Dunluce Road, Bushmills, County Antrim BT57 8UY, Reino Unido

Leia outros posts sobre a Irlanda do Norte;

Até a próxima parada, Rope Bridge

Anúncios

Uma resposta para “De volta à Idade Média no Dunluce Castle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s