Mulheres: como preparar a sua mochila

Garota, agora chegou a hora de termos aquele papo sério! Como preparar a sua mochila antes de cair na estrada! Nós mulheres, temos uma relação muito complexa com nossas bolsas. Se no dia-a-dia já carregamos bolsas enormes, cheias de coisas que não usamos e, muitas vezes, nem lembramos que elas existem, até o dia que resolvemos fazer a “faxina” da bolsa… E nesse dia quantas vezes não dissemos algo como “Nossa essa caneta! Achei que tinha perdido!!!”.

11026773_1050635721630144_23126679_n

Outras vezes, quando vamos passar um simples final de semana na praia, por exemplo, e levamos uma bagagem para um mês. Passamos o final de semana inteiro usando uma ou duas peças de roupa e então nos perguntamos “Por que estamos sempre carregando tanto coisa desnecessária?”

Nas minhas andanças pelo mundo a fora vejo algumas mochileiras carregando mochilas gigantescas, um verdadeiro sofrimento, além de ser prejudicial à saúde.

Resumindo, apesar de o nosso slogan ser “minha mochila é minha casa”, não leve isso ao pé da letra! Se você quer mochilar, vai ter que se contentar com uma “casinha” mais modesta! Ou seja, não carregue peso extra, a vida tem que ser leve! Aprenda a se desprender e aproveitar as coisas novas que as trips vão lhe proporcionar!!!

Agora que eu já convenci você (ou pelo menos tentei…rs), vamos ao que interessa: “O que levar na mochila”.

20150207_211034Antes de tudo, já comece por comprar uma mochila média. A minha é de 40 litros, e é mais do que suficiente para viajar 1 mês, por exemplo. Se você comprar uma mochila muito grande, além de cair na tentação de ver ela bem cheia, você pode ter alguns problemas com algumas companhias aéreas, como é o caso da Ryanair que faz voos domésticos, mas tem limite de peso e tamanho para a bagagem de mão. Se precisar despachar a sua bagagem irá pagar muitas vezes mais caro do que a própria passagem aérea. Mais um motivo pra você pensar muito bem na hora de preparar a sua mochila. Outro ponto importante na hora de escolher sua mochila é verificar se ela fecha com dois zipers de forma que você consiga tranca-la com cadeado. Também verifique se ela tem capa de chuva, senão você precisará comprar uma a parte. Vamos lá!

  • Itens básicos de higiene

Pensando já nesses voos domésticos, coloque shampoo, condicionador, creme hidratante, pasta de dente, desodorante e algum outro item que julgar necessário em frascos de até 100ml. Depois junte todos os frascos em um saquinho “ziplock”, conforme o padrão “Ryanair”. E não esqueça de deixar esse saquinho por cima de tudo, pois na hora de passar no raio X do aeroporto, você precisa retirar ele da mochila e colocar naquelas cestas. Caso contrário, existe uma grande chance deles abrirem e revirar toda a sua mochila.

11016616_1050663914960658_928116964_n

  • Medicamentos

Podem ser um pouco mais difíceis de comprar, dependendo do país, devido à barreira linguística ou por falta de receita médica. Então leve o básico: remédio para dor de cabeça, cólica, relaxante muscular, para indigestão e mais algum específico, caso você necessite.

  • Adaptador,

Caso o país que você for viajar tenha uma tomada num formato diferente, leve um adaptador, pois não da pra deixar de carregar o celular, por exemplo. Aliás, já separe carregadores de celular, de máquina fotográfica ou outro aparelho que seja essencial.

  • Secador de cabelo

Escolha o menor possível. Esse item é essencial, não só pela estética, mas se você estiver viajando para lugares frios ou que chove muito, o secador pode ser muito útil para secar  peças de roupa ou sapatos;

  • Chinelo

Leve, principalmente se você ficar hospedada em quartos com banheiros compartilhados;

  • Toalhas

10944234_1050635564963493_43462507_nVerifique previamente se os hostels, ou hotéis os quais você irá se hospedar, fornecem toalha. Caso você tenha que levar a sua, dê preferência por aquelas toalhas de microfibra, que são finas e de secagem rápida. Para viagens curtas leve 01 toalha apenas, se for uma viagem de 1 mês, leve duas para revezar.

  • Roupas de cama não são necessárias, pois todos os hostels e hotéis têm.
  • Calcinhas!!!

Eis aqui um ponto que toda mulher fica na dúvida: “Como fazer com as calcinhas?”. Lembro-me do meu primeiro mochilão… Eu pensava: “E agora?”, “Será que compro umas baratinhas e vou descartando?”, “Será que vai dar pra lavar?”, “Se der, aonde eu vou por pra secar?”.  E eu comprei mesmo, quase 30 calcinhas, as mais baratas que achei. Ficou um saco enorme de calcinha na mochila! E nos primeiros dias de viagem já percebei que aquilo não daria certo e joguei boa parte fora! Comigo o que funcionou foi comprar calcinhas de renda. Cinco peças são suficientes. Escolhi renda porque elas são super fininhas, não ocupa espaço e secam muito rápido.  No verão, elas secam dentro de um armário, tranquilamente. No inverno, geralmente, os quartos tem aquecedor, então eu coloco as calcinhas sobre o aquecedor. Se for quarto compartilhado eu jogo a toalha por cima, pois não gosto de deixa-las expostas. Mas isso é de cada pessoa.

  • Absorventes intímos

Pode ser um problema. Se você está saindo do Brasil, aconselho levar o seu habitual, pois na Europa, por exemplo, o padrão é bem diferente do que a gente está acostumada. Quando cheguei na Irlanda, isso foi um grande problema para mim. Como eu ficaria 1 ano no intercâmbio não tinha como trazer absorventes para todo esse tempo. Nossa! O primeiro que eu comprei parecia mais com uma frauda hehehe. O jeito foi cortar ele ao meio, e mesmo assim ficava soltando algodão… uma coisa horrorosa, para ser usado somente em casa. Depois achei um melhorzinho, mas ainda grande para o nosso padrão. Então, garanta e leve o seu! Ou se você gosta dos absorventes internos, estes são mais fáceis de achar e, em geral, similares aos do Brasil.

  • Acessórios

Quanto a esses, você vai ter que ser esperta, escolha alguns que ocupam pouco espaço, mas que vão fazer diferença no seu visual. Eu por exemplo, gosto muito de mudar o cabelo, então grampos e prendedores coloridos são priorizados. Apenas 01 óculos escuro. No inverno, dois cachecóis com cores bem diferentes e finos pra não ocupar muito espaço, dois pares de luvas e duas tocas. Já no verão lenços, colar, pulseiras.

  • Maquiagem

Nem pense em levar aquele nécessaire enorme cheia de opções de sombras, batons, bases… Sejamos práticas! É uma base, uma sobra clara e uma escura, dois batons (um claro e um escuro), no máximo um rímel e só! Não se esqueça de levar lencinhos umedecidos para retirar a maquiagem. Dê preferência ao lenço, em vez de creme, primeiro porque ele não vai precisar estar naquele “padrão Ryanair” dos 100ml, e segundo porque em geral ocupam menos espaço.

DSC08567

  • Bandeira do seu país

Geralmente, esse é um item indispensável aos mochileiros. Eu carrego sempre a minha do Brasil. Caso você queira levar uma, prefira uma de tecido fino (para ocupar pouco espaço) e que não amasse muito.

  • Sapatos

Pode haver alguma variabilidade de acordo com gosto pessoal e o tipo de viagem que você vai fazer. Eu, tanto mochilando no inverno, como no verão, me adaptei bem com aquele modelo “Timberland”, pois eles são confortáveis, aguentam longas caminhadas, são impermeáveis, e básicos! Não recomendo levar mais que um, principalmente, se ele for impermeável. Mas se for para levar outro sapato, pesquise bem antes, se o sapato é apropriado para o local. Eu por exemplo, brasileira, acostumada com sandália. No meu primeiro mochilão, com muita dor no coração levei somente uma sandália (porque minha vontade era carregar uns 03 pares). Andando pela Espanha, Portugal e Marrocos não consegui usar nenhuma vez a sandália, pois as ruas são péssimas para andar de salto. Ou seja, ou eu saía com o Timberland, ou de Havaianas. Dependendo, recomendo mais você caprichar no modelo da Havaiana, pois será muito mais útil.

Para encerrar vamos falar das roupas, propriamente ditas!

  • Peças “coringas” para um mochilão de 30 dias no verão

11015327_1050635544963495_1016523711_nNo verão, a vantagem é que as roupas são menores, o que já nos ajuda um pocado! Ok, vamos ao essencial: 02 camisetas, ou baby-looks mais básicas; 01 ou 02 blusinhas mais legais pra sair; 02 calças leggs que são interessantes por serem confortáveis e de certa forma, versáteis (ou intercale, sendo 01 calça legg e 01 jeans); 01 shorts e 01 saia (ou 02 shorts, ou 02 saias) afinal no verão a gente sua mais, nesse caso tem que ter ao menos uma opção de troca; 04 pares de meias; 02 soutiens para revezar, se você gosta muito de vestidos leve somente 01 peça. Eu prefiro sempre uma blusinha e uma saia, pois me da opção de mais combinações, já que as opções estão reduzidas. E somente 01 peça para dormir, pois se você precisar lavar, da pra se virar por uma noite com um dos shorts e camiseta que você estará levando.

  • Peças “coringas” para um mochilão de 30 dias no inverno

10877572_1050635524963497_1486732952_nNo inverno a desvantagem é que as roupas ocupam muito espaço, porém, como tudo tem seu lado bom, a gente sua menos, então precisamos trocar menos de roupa! O que é essencial, considerando um frio da Europa, com temperaturas abaixo de zero? Dê preferências a roupas impermeáveis. Um casaco impermeável é fundamental, nem pense em ter opções nesse caso, somente 01 casaco que você já vai viajar com ele. Leve 02 blusas térmicas, para poder revezar; 02 calças térmicas ou meia-calça 200 fios ou 150 (a mais grossa que você encontrar); 02 blusinhas mais legais pra sair; 02 blusas de lã (ou 01 moleton); 05 pares de meia (dependendo do frio talvez você use dois pares de uma vez), 02 soutiens para revezar, luvas e cachecol que eu já citei nos acessórios. Para dormir você pode levar somente 1 peça, mas eu aconselho você a dormir com as peças térmicas.

Como organizar as peças na mochila?

Dobre todas as roupas formando “rolinhos”, pois é mais fácil de manusear e amassa menos. No fundo da mochila coloque as peças que você acha que vai usar com menos frequência, ou as mais pesadas. Deixe por cima, aquelas peças que você irá usar primeiro, por exemplo, toalha de banho, e uma muda de roupa. Por cima de tudo deixe aquele saquinho com os itens de higiene, pois como falei anteriormente, você terá que retirá-lo da mochila para passar no raio X do aeroporto. Nos bolsos laterais você pode colocar os adaptadores, carregadores, maquiagem… A minha bandeira do Brasil deixo no compartimento de cima da mochila, porque tenho fácil acesso, se quiser tirar uma fotinha rápida!

Agora que a sua mochila está pronta…

Que você já se libertou daquele peso desnecessário…

Voe!!!

Anúncios

7 Respostas para “Mulheres: como preparar a sua mochila

  1. Dre arrasou!!! Ótimas dicas. Só que deu uma vontade imensa de fazer uma mochila e sair pelo mundo… 😍 rs…. Bjs e saudades! Volta logo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei as dicas, matéria muito importante na vida de uma mulher que busca o seu espaço num universo masculino.
    Percebi essa dificuldade observando algumas mulheres numa mochila que fiz para Portugal final de fevereiro, Se elas tivessem visto sua dicas não teriam sofrido tanto, valeu!!!! abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: 'Na Vibe Trips' homenageia mulheres com dicas para viajarem sozinhas | Catraca Livre·

  4. Pingback: ‘Na Vibe Trips’ homenageia mulheres com dicas para viajarem sozinhas | Trilha Mundos – Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais – 61 8138-5888·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s