Dublin na vibe do St Patricks’s day

Pense num lugar onde as pessoas saem nas ruas vestidas da forma que elas querem e ninguém repara, num lugar onde pobre e rico conversam de igual para igual, onde pessoas que falam em línguas diferentes se comunicam e todos só têm um objetivo, celebrar o “Saint Patrick’s Day”.

DSC08901

Dublin já é por natureza um lugar alegre, mas tudo fica muito mais intenso quando chega o dia dele, do padroeiro Saint Patrick.  St. Patrick ou, em português São Patrício, foi um ex-escravo que mais tarde, como sacerdote evangelizador, revolucionou sua época introduzindo a fé cristã na cultura do povo irlandês. Ele utilizava elementos, como o trevo de três folhas (Shamrocks), já presentes na cultura celta, para explicar a para a doutrina cristã. O trevo, por exemplo, que antes significava corpo, mente e alma, com a evangelização passou a representar a santíssima trindade. Ainda hoje o símbolo do trevo é muito forte em toda a Ilha. Um dos grandes feitos do santo, segundo o folclore da região, foi ter expulsado todas as cobras e serpentes da Irlanda!

Definitivamente a cidade para durante as comemorações. A Ilha Esmeralda brilha ainda mais com o verde estampado em todas as roupas e apetrechos dos irlandeses e turistas que invadem as ruas e pubs durante a grande festa. Não é a toa que esse é um dos feriados nacionais mais comemorados em todo o mundo! Eu, Drê, não acreditava na quantidade de gente nas ruas. São 4 dias de festa, com vários eventos acontecendo por toda a cidade, mas sem dúvida o dia 17 de março é o auge!

Logo pela manhã as ruas já estavam lotadas, todos querendo garantir o melhor lugar para assistir a tão esperada “Parada”, que é um desfile que lembra um pouco o nosso carnaval, com a diferença de que o foco é a arte e as homenagens ao São Patrício, além do clima bem familiar. Gente de toda idade, enfeitada com seus trevinhos e bandeirinhas no rosto.

Veja a galera falando um “Hello” para o nosso blog no vídeo:

O “St. Patricks’s Parade” é de encantar aos olhos, muitas cores, fantasias, artistas fazendo performances, interagindo com o público, e as bandinhas tocando marchinhas e músicas típicas. Sem dúvida, o público é um espetáculo a parte. As fantasias são de criativas, engraçadas e algumas tão caprichadas que parece terem sido feitas por algum profissional.

Ao término do desfile, aos poucos as famílias vão se dissipando e a galera mais jovem se dirige ao Temple Bar, que é o bairro mais famoso de Dublin, sobretudo pela concentração de Pubs. Nesse dia, bebida alcoólica é “permitida”! Calma, muita cautela, porque a Garda (polícia local) fica em cima, e se pegar alguma algazarra ou briga e você estiver bebendo pode complicar. E a galera aproveita mesmo, bebe, se diverte. Andando pelas ruas você vê grupos de diferentes nacionalidades cantando canções da sua terra. As pessoas interagem umas com as outras, tiram fotos com aquelas que têm uma fantasia de destaque, confraternizam, sorriem, bricam… O clima é realmente de muita alegria!!!! É claro que como o pessoal bebe bastante algumas brigas isoladas acabam acontecendo, mas eu vi umas duas e a Garda apareceu em segundos já resolvendo o problema.

Depois de certa hora, a multidão se dissipa e a festa sai da rua para dentro dos pubs!!! E cerveja com boa música é a especialidade de Dublin!!!

Foi incrível acompanhar de perto esse dia! É muito bom saber que é possível as pessoas confraternizarem sem preconceitos, sem interesses obscuros, sem medo de ser feliz! A vibe é muito boa, o clima de amizade e alegria impera em toda a Irlanda.

Agradecimentos especiais aos amigos e colaboradores dessa matéria no nosso blog: Inaê Mendes, Mateus Pavão, Natali Pavão, Roberto Lira e Telma Cristina.

Se você quiser conhecer um pouquinho mais sobre a Irlanda leia também o post em que contamos a Roadtrip saindo de Dublin até a Irlanda do Norte.  “Desvendendando a Irlanda do Norte de Carro”

Até mais,

Anúncios

4 Respostas para “Dublin na vibe do St Patricks’s day

  1. Parabens kito .
    Muito legal ver vc vivendo o sonho de muitos e compartilhando um pedacinho de cada momento que nos leva a sonhar com lugares assim . Parabens vc ainda vai mochilar além do que seu olhar possa contemplar .

    Curtir

  2. Pingback: As cores invadem Dublin |·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s