Howth, uma trilha barata e de tirar o fôlego em todos os sentidos.

Quem curte fazer trilha, e não quer gastar muito, não pode deixar de conhecer esse lugar. Pertinho do centro de Dublin e com vistas incríveis da baía de Dublin e das Montanhas de Wicklow a trilha é espetacular, sobretudo nos dias ensolarados!

Saímos às 10h da manhã de Dublin, pegamos o Dart (trem local) sentido Howth. Da Conolly Station são aproximadamente 20min até o ponto final, que era nosso destino. Para estudantes a passagem (ida e volta) custa 5€, basta carregar o seu Leap Student Card na estação e passar o próprio cartão na catraca. Pra quem não é estudante o valor é 6€.

Chegando lá, tem um centro de informações próximo a estação do Dart, na qual você consegue informações sobre as diferentes trilhas, além da opção do passeio de barco e a trilha na ilha “Ireland’s Eye”.  Em Howth encontramos quatro opções de trilha, mas é claro que optamos pela trilha mais “hard” que é a roxa.

Foram 10 km de percurso, apesar de ser a trilha mais longa, ela segue pelos Cliffs beirando o litoral. Realmente é de tirar o fôlego. Ao longo do percurso existem sinalizações com as cores correspondentes a cada uma das trilhas locais, o que facilita muito e dá toda segurança. Essa trilha você pode fazer em grupo, ou se preferir, pode ir sozinho, pois, se seguir as orientações e as sinalizações, ela é bem segura. Pessoas de todas as idades caminhando, tomando sol, passeando com cachorros, grupos de viajantes ou mesmo pescadores são frequentes no local.

O dia estava perfeito, ensolarado, temperatura agradável para os padrões Dublin. Fizemos duas pausas para um lanchinho, uma próxima ao farol e a outra na reta final, quando a trilha se distancia um pouco da costa e fica mais ampla com um gramado bem propício a um piquenique. Porque não? Recomendamos essas pausas porque além de recuperar as energias é o momento em que de fato você aprecia a paisagem.

Uma curiosidade, a trilha corta um campo de golfe. Foi muito inesperado e interessante. Enquanto as pessoas com seus tacos e concentração no jogo, nós passando com nossas mochilinhas e nossos olhos curiosos sobre todos os lugares e situações inusitadas. Outro ponto auge do passeio foi a descida até a praia. Aproximadamente 1 km depois do farol, tem um pequeno desvio que chega a praia. Ele é um pouco escondido, mas é bem fácil de descer, alguns trechos tem até uma escadinha de pedra para facilitar.

Ao final da trilha estávamos exaustos, porém a mente renovada! E ainda aproveitamos para desfrutar de um gelato no Market Howth, local que tem uma feirinha com várias barraquinhas interessantes, de comida, de roupas e artes.

Retornamos para Dublin às 17h, porém fizemos a trilha bem tranquilamente, com longas pausas para desfrutar da natureza e a vibe boa do lugar.

A seguir algumas dicas para garantir que o seu dia seja perfeito, como o nosso!

  1. Olhe a previsão do tempo, antes de se aventurar pelo Cliffs de Howth. Na região venta muito e como a trilha é de terra, não rola em dia chuvoso.
  2. Use roupas confortáveis e um tênis apropriado para caminhadas. A trilha não é tão pesada, mas o caminho é de terra e pedras. As partes mais complicadas dependem de sair um pouco da trilha para chegar às praias.
  3. Mesmo em dias de sol, leve uma blusa na mochila, pois em alguns trechos venta bastante.
  4. Leve lanche, barrinha de cereais e água na mochila, pois após iniciar a trilha não tem nenhum lugar pra comprar, é só natureza.
  5. Leve uma toalhinha, se preferir, para sentar na grama.
  6. Utilize o banheiro publico localizado próximo do início da trilha, pois ao longo do trajeto não tem.
  7. Leve um saquinho e recolha todo o seu lixo, pois não queremos danificar a beleza do lugar!

Agradecimento à Tamiris Morgado pelas imagens concedidas.

Anúncios

4 Respostas para “Howth, uma trilha barata e de tirar o fôlego em todos os sentidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s