Quem curte fazer trilha, e não quer gastar muito, não pode deixar de conhecer esse lugar. Pertinho do centro de Dublin e com vistas incríveis da baía de Dublin e das Montanhas de Wicklow a trilha é espetacular, sobretudo nos dias ensolarados!
Saímos às 10h da manhã de Dublin, pegamos o Dart (trem local) sentido Howth. Da Conolly Station são aproximadamente 20min até o ponto final, que era nosso destino. Para estudantes a passagem (ida e volta) custa 5€, basta carregar o seu Leap Student Card na estação e passar o próprio cartão na catraca. Pra quem não é estudante o valor é 6€.
Chegando lá, tem um centro de informações próximo a estação do Dart, na qual você consegue informações sobre as diferentes trilhas, além da opção do passeio de barco e a trilha na ilha “Ireland’s Eye”. Em Howth encontramos quatro opções de trilha, mas é claro que optamos pela trilha mais “hard” que é a roxa.
Foram 10 km de percurso, apesar de ser a trilha mais longa, ela segue pelos Cliffs beirando o litoral. Realmente é de tirar o fôlego. Ao longo do percurso existem sinalizações com as cores correspondentes a cada uma das trilhas locais, o que facilita muito e dá toda segurança. Essa trilha você pode fazer em grupo, ou se preferir, pode ir sozinho, pois, se seguir as orientações e as sinalizações, ela é bem segura. Pessoas de todas as idades caminhando, tomando sol, passeando com cachorros, grupos de viajantes ou mesmo pescadores são frequentes no local.
O dia estava perfeito, ensolarado, temperatura agradável para os padrões Dublin. Fizemos duas pausas para um lanchinho, uma próxima ao farol e a outra na reta final, quando a trilha se distancia um pouco da costa e fica mais ampla com um gramado bem propício a um piquenique. Porque não? Recomendamos essas pausas porque além de recuperar as energias é o momento em que de fato você aprecia a paisagem.
Uma curiosidade, a trilha corta um campo de golfe. Foi muito inesperado e interessante. Enquanto as pessoas com seus tacos e concentração no jogo, nós passando com nossas mochilinhas e nossos olhos curiosos sobre todos os lugares e situações inusitadas. Outro ponto auge do passeio foi a descida até a praia. Aproximadamente 1 km depois do farol, tem um pequeno desvio que chega a praia. Ele é um pouco escondido, mas é bem fácil de descer, alguns trechos tem até uma escadinha de pedra para facilitar.
Ao final da trilha estávamos exaustos, porém a mente renovada! E ainda aproveitamos para desfrutar de um gelato no Market Howth, local que tem uma feirinha com várias barraquinhas interessantes, de comida, de roupas e artes.
Retornamos para Dublin às 17h, porém fizemos a trilha bem tranquilamente, com longas pausas para desfrutar da natureza e a vibe boa do lugar.
A seguir algumas dicas para garantir que o seu dia seja perfeito, como o nosso!
- Olhe a previsão do tempo, antes de se aventurar pelo Cliffs de Howth. Na região venta muito e como a trilha é de terra, não rola em dia chuvoso.
- Use roupas confortáveis e um tênis apropriado para caminhadas. A trilha não é tão pesada, mas o caminho é de terra e pedras. As partes mais complicadas dependem de sair um pouco da trilha para chegar às praias.
- Mesmo em dias de sol, leve uma blusa na mochila, pois em alguns trechos venta bastante.
- Leve lanche, barrinha de cereais e água na mochila, pois após iniciar a trilha não tem nenhum lugar pra comprar, é só natureza.
- Leve uma toalhinha, se preferir, para sentar na grama.
- Utilize o banheiro publico localizado próximo do início da trilha, pois ao longo do trajeto não tem.
- Leve um saquinho e recolha todo o seu lixo, pois não queremos danificar a beleza do lugar!
Agradecimento à Tamiris Morgado pelas imagens concedidas.
Eu vou!!! 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que demais!!!! Pra quem vai pra Irlanda ou está por aí, nem pode pensar em perder um passeio deste! Parabéns pela postagem!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Espetacular! !!!!👍👏👏😎😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que lugar maravilhoso, você faz uma higiene mental e ainda fica em forma, adorei!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa