Porque é difícil dizer adeus à Irlanda?

Pra nós brasileiros o momento da despedida é um sofrimento. Um mês antes já começam as reuniões com os amigos, os choros, as lamentações. Você anda pelas ruas de Dublin tirando foto até dos “Homeless”. Tá certo, alguns não se adaptam ao modo de vida na Irlanda e querem voltar correndo para o Brasil, para sua zona de conforto nos braços da família, mas estes são a minoria. Eu me pergunto por que a gente ama tanto essa terra fria? O que ela tem de especial que faz alguns brasileiros gastar fortunas renovando cursos e mais cursos de inglês, depois faculdade, e quando não tem mais o que fazer até casam com um irlandês (a) só pra poder ficar de vez por aqui. Ops, alguns casam por amor também.

Bom após conversar com alguns amigos e muitas reflexões, afinal o meu momento de partir também está chegando reuni aqui as 10 respostas mais frequentes.

  1. Não tem formigas! Gente vocês tem noção o que é você esquecer um pote de açúcar aberto durante a noite e quando você acorda ele está exatamente igual (exceto por alguns flatmates que dizem logo “ah usei porque pensei que era da casa”…rs). Ou seja, ele não foi tomado por um exército de formigas! Isso é impagável.
  2. Não tem baratas! Outra coisa fantástica. Nada de ter que vedar todas as portas e janelas e ralos para evitar que aqueles bichinhos asquerosos invadam sua casa.
  3. Vocês já imaginaram que existe vida sem trânsito? Também não vou mentir, aqui também tem trânsito, sobretudo nos horários de pico, mas… (adoro os “poréns”) Aqui tudo é perto! Se você mora no centro de Dublin, você consegue ir à maioria dos lugares andando ou de bike. Sem contar que os motoristas respeitam os ciclistas e há ciclovias para todos os lados.
  4. Falando ainda de bicicleta, aqui o Dublin bike realmente é uma realidade. As pessoas utilizam mesmo todos os dias. A gente sabe que em São Paulo, por exemplo, já foi implementado um sistema parecido, mas que poucos usam. Acaba virando mais um lazer para os finais de semana que um meio de transporte de fato.
  5. Você pode andar sozinho de madrugada sem grandes perigos, e ainda tem a possibilidade de chegar numa balada de rickshaw (taxi-bike), de charrete ou até de taxi por que aqui é bem barato.
  1.  E por mais que a gente brigue com eles, os flatmates são verdadeiras famílias! Aqui tudo é muito intenso, e os sentimentos ficam a flor da pele. Estamos longe dos nossos entes queridos e por isso ficamos mais carentes. Os laços de amizade são verdadeiros nós para a vida toda!
  2. Alimentação mais saudável! Aqui os alimentos têm bem menos conservantes, e são relativamente baratos! Não é a toa que uma galerinha ganha alguns quilinhos logo que chegam por aqui.
  3. Os irlandeses realmente “entram no espírito da coisa”. Calma, vou explicar. Na época do Natal, todos se vestem com aqueles pulôveres bordados com renas e bonecos de neve, usam tiarinhas de rena, pisca-pisca nas roupas, etc. No Halloween a cidade fica repleta de monstros, até os atendentes de um café estarão fantasiados e detalhe com 1 mês de antecedência! E no St. Patricks então, que é a festa mais famosa, todas as pessoas se vestem com as cores da Ilha Esmeralda e pintam bandeiras e trevos nos rostos. E é assim, para a páscoa, Valentine’s Day… ou seja, tudo é motivo de festa, de expressão, de confraternização e alegria!
  4. Os pubs irlandeses! Eles podem até estar espalhados pelo mundo, mas nunca vão ser como os da Irlanda. Aqui você não paga para entrar, a música é boa, tem gente alegre que bebe pra caraca, mas não para causar brigas e sim para comemorar!
  5. As pessoas são realmente amigáveis! Todos fazem amizades, independente de sexo, raça, idade, classe social… Você não vê preconceitos nem discriminação. Os pubs estão repletos de pessoas mais velhas ou mais “cheinhas”, utilizando seus celulares lançado há décadas atrás e todos se divertem e conversam uns com os outros. Muito diferente do nosso país, que infelizmente tem gente que até aluga celular para poder ir à balada e não ser discriminado. Fiquei em choque quando soube disso! Aqui você pode ser quem você realmente é sem medo de ser feliz!

Algumas coisas como a possibilidade de viajar barato, conhecer diversos países, sensação de liberdade também foram mencionadas, mas acredito que isso seja comum a todos os brasileiros que estão na Europa, então não coloquei na lista porque não era específico da Irlanda. Mas tenho que concordar, viajar é algo que vicia e vir para a Irlanda mudou minha vida nesse sentido. Esse blog é prova disso. Só não digo que vou sentir falta de viajar, porque sei que nunca mais vou conseguir ficar sem… É muito mais que um lazer, é um modo de vida. E tudo o que tenho aprendido e compartilhado nessas viagens não tem preço!

Até a próxima aventura!

Anúncios

8 Respostas para “Porque é difícil dizer adeus à Irlanda?

  1. Tudo que vc viveu Drê com certeza vai ser único, por isso aproveite cada minuto!!!!! Viva intensamente!!! E seja feliz, pois somente isso que importa, bjs

    Curtir

  2. logo nas primeiras frases já me identifiquei hahaha sempre me pergunto porque eu amo tanto aquele frio, aquela chuva chata persistente todo dia junto com o vento hahaha muito bom o texto

    Curtir

  3. Metendo a colher: tem tb algo q vai além do lugar, q poderia rolar tb na Espanha, em Londres, na austrália, etc. Q é o fato d vc ter deixado sua vida em standy by por um tempo. ter vivido uma vida “paralela”, temporária. Pra mim o maior frio na barriga era largar esse tempo q eu tinha me dado e voltar ao meu “mundo real”, onde os meus problemas estariam me esperando. a parte boa é q a gente volta tão diferente, tão transformada q os desafios aki tb vão ser outros. Pelo menos foi assim comigo. bju e boa sorte!

    Curtir

  4. Cara não te conheço, mas sei lá , não faça essa besteira. Não volte. Fique ai, da um jeito ,mas nao volta, escuta o q eu to te falando.

    Curtir

  5. Eu tô programando ir no próximo ano e espero sentir essas mesmas sensações Irlanda é incrível, paisagens lindíssimas ,castelos etc.., não vejo a hora 😄

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s