Viajando ao Egito, barato e com segurança!

Quem não sonha em ver de perto as famosas pirâmides do Egito, a Esfinge, o rio Nilo…

Finalmente esse sonho estava próximo de se tornar realidade. Pesquisamos muito antes e confessamos que estávamos meio desanimados com essa trip, pois todos os comentários eram ruins, ainda tinha a iminência da guerra, e o custo elevado. Parecia inviável ir por conta, sem o suporte de uma empresa de turismo, mas estávamos um pouco resistentes, pois além de não ser o nosso perfil, sabemos que nem sempre os pacotes correspondem à propaganda. Enfim uma luz começou a surgir quando vimos um post em um blog de viagem que elogiava uma empresa de turismo no Egito. Entramos em contato com a empresa que foi extremamente atenciosa, respondeu todas as dúvidas prontamente, o que passou certa segurança.

Esse post é um pouco mais técnico que de costume, mas nosso objetivo é ajudar quem compartilha desse sonho tomar coragem e partir para essa aventura!!! Vamos descrever passo a passo todo o nosso roteiro e dicas para que você possa realizar seu sonho sem cair em algumas armadilhas dos comerciantes e das empresas de turismo.

Como já estávamos na Europa, acabou sendo um pouco mais fácil. Agora se você está no Brasil, o nosso conselho é, em vez de fechar os pacotes pelas empresas tradicionais que cobram valores absurdos, ficar atentos às passagens promocionais e fechar os tours com as empresas da região. Começamos a pesquisar passagens aéreas partindo da Europa e encontramos as passagens mais em conta saindo da Espanha. Decidimos nos aventurar e fechar com a tal empresa, a Holaegypt Tours.

Optamos por explorar o máximo possível do Egito, considerando custo/benefício e segurança. Fechamos um pacote de 6 dias / 5 noites incluindo as cidades de Cairo, Aswan, Abu Simbel e Luxor. Pagamos 265 USD / pessoa já com as passagens de trem de uma cidade para outra (1ª classe, sentado), os tranfers, hotéis (com café da manhã) e tours com guia. Não estavam incluídas as entradas nos postos turísticos e alimentação.

Saímos da Espanha no dia 30 de março à noite. Viajamos pela Turkish Airlines. As passagens custaram 250€ cada. Fizemos uma conexão em Istambul e chegamos no Cairo pela manhã do dia 31. Ali a ficha já começou cair que estávamos num outro mundo. O aeroporto já é bem diferente, quase ninguém fala inglês, a maioria das informações em árabe egípcio, militares com metralhadoras. Você passa no raio-x até na saída, e ao atravessar a porta, foi meio tenso, um monte de gente falando em árabe oferecendo serviços dos mais variados e a gente não entendendo nada… e só pensávamos “Cadê a pessoa da empresa de turismo que devia estar aqui esperando a gente?” Já estávamos pensando em como iriamos nos virar sozinhos, quando saímos na rua e lá estava o guia com uma plaquinha com o nosso nome… uffa!!!

1º Dia – Pirâmides de Gizé e Museu Egípcio

Saindo do aeroporto fomos direto para o Museu Egípcio, as entradas foram 70 LE (Libra Egípcia), mas pagamos meia-entrada com a carteirinha de estudantes. Um ponto ótimo é que a carterinha de estudante (tanto a ISIC com a Leap Students foram aceitas em todos os pontos turísticos). Tem raio-x em todos os pontos turísticos, mas se você estiver acompanhado do guia as vezes nem passa pelo raio-x. Encontramos nossa guia Sara e entramos no museu. Esse foi o único dia que tivemos uma guia que falava espanhol, mas pagamos um pouco mais por isso. Dentro do museu existe uma vasta coleção de relíquias e antiguidades do Egito antigo e uma sessão dedicada à Tutancâmon.

Depois fizemos uma parada numa fábrica de papiros e na fábrica de essências. Essa parte seria mais interessante se não ficasse tão explícito que é puro comércio.

Seguimos para a parte mais esperada do dia, as famosas pirâmides de Giza. As entradas custaram 40 LE (estudante). O complexo conta com as 3 pirâmides maiores (Quéops, Quéfren e Miquerinos) e mais 6 menores. Para visitar a parte interna é preciso pagar a parte. Pagamos mais 20 LE para entrar na Quéfren, que é a média. Leia todos os detalhes no nosso post “Conheça as pirâmides de Giza e a Esfinge”

Na sequência visitamos a Esfinge, aquela estátua famosa com cabeça de faraó e corpo de leão. A parte boa é que o ticket da pirâmide já inclui a esfinge. Não dá para chegar tão perto da Esfinge, para preservação, mas a visão dela realmente impressiona. Depois o motorista nos levou até um hotel onde encontramos a pessoa com quem fechamos o pacote, fizemos o pagamento em Euro e acertamos todos os detalhes.  À noite um motorista nos apanhou no mesmo hotel e nos levou a estação ferroviária. Foi ótimo, pois era impossível decifrar qual era o trem. Essa parte foi uma das mais tensas. As pessoas ficavam atravessando os trilhos, gente vendendo, passando de um lado para o outro, falando em árabe. No trem anterior as pessoas estavam todas amontoadas, entravam no vagão com o trem em movimento, uma loucura, já estávamos assustados. Mas enfim, quando chegou o nosso o motorista nos acompanhou até o vagão correto e como era 1ª classe, foi até tranquilo.

2º Dia: Aswan

Após 14 horas de trem, chegamos em Aswan. Na plataforma já havia uma pessoa do Tour nos esperando. Nos levaram ao hotel para deixar as malas e tomar um banho e 1 hora depois já estávamos no tour para o Aswan High Dam (Represa de Aswan). A entrada da represa foi 30LE (estudantes). Partimos para o Templo de Isis na Ilha de Philae. Pagamos 30 LE (estudante) e 5 LE no barco necessário para chegar à ilha. O caminho é lindíssimo e o templo nem se fala. Segundo nosso guia, algumas partes mais danificadas, na verdade, teriam sido “raspadas” por sacerdotes cristãos a fim de impor a religião. Retornamos no final da tarde para o Hotel. Ficamos hospedados no Hotel Sara (3 estrelas), situado um pouco mais afastado do centro, mas era ótimo, os quartos enormes, muito limpos e piscina com uma vista magnífica para as Cataratas do rio Nilo!

3º Dia: Abu Simbel

As 3:30h da manhã o guia nos apanhou no hotel e nos levou aos Templos de Abu Simbel. Foram aproximadamente 4h de viagem de van. A entrada custou 63,5LE (estudante) e incluía todo o complexo com os dois templos e o Lago Nasser. Visitamos o grande templo de Ramsés II e o Templo de Hathor. As fotos não são permitidas somente da parte exterior, que na nossa opinião é a mais bonita. Na volta o nosso motorista nos deixou na estação de trem onde pegaríamos um trem para Luxor. Esse foi o único “problema” que tivemos com a empresa, pois o certo seria nosso motorista ter nos levado para o hotel e uma pessoa nos acompanharia até pegarmos o trem. Mas como isso não ocorreu, tivemos que nos virar, e mesmo sem ninguém falar inglês, mas com um pouquinho de sorte conseguimos achar o trem certo. De qualquer forma, a pessoa que teria nos acompanhado nesse processo apareceu para se certificar que estávamos no trem correto, o que foi muito positivo e nos sentimos mais seguros novamente. A viagem apesar de mais curta (3h), foi a mais tensa da viagem. As pessoas ficavam literalmente “vagando” pelos vagões. Teve um momento que uma molecada começou a “causar” e quase saiu uma briga bem do nosso lado. Chegando em Luxor, fomos recepcionados, como de costume, e levados ao hotel. Ficamos hospedados no Hotel Lotus (3 estrelas), que era melhor que o de Aswan. Também muito limpo, quartos grandes com sacada, restaurante com preços acessíveis e uma área de piscina belíssima com vista para o Rio Nilo.

4º Dia: Luxor – East Bank

A manhã era livre, então aproveitamos para descansar, dormir até mais tarde e desfrutar da piscina. Na parte da tarde fomos visitar os templos de Karnak, um enorme complexo belíssimo, com dezenas de colunas, local onde aconteciam sacrifícios para o Deus Rá. A entrada custou 40 LE (estudante). Depois visitamos o Templo de Luxor, local onde aconteciam festivais com música e dança. (30 LE). Retornamos ao hotel no final da tarde.

5º Dia: Luxor – Cisjordânia

Este dia foi, na nossa opinião o menos interessante. Começamos pelo Vale dos Reis, que é um complexo com mais de 60 tumbas. Você paga 100 LE e não pode tirar foto de nada, nem da parte externa. Detalhe: foi o único local em que a carteirinha Leap Student Card não foi aceita. Também pagamos 4LE por um trenzinho que só andou alguns metros. Não vale a pena. Depois deveríamos ter ido ao vale das rainhas, mas o nosso guia acabou não fazendo esse tour devido ao atraso de outros passageiros. Fomos levados a uma loja de alabastros, onde tentaram nos vender de toda forma, mas conseguimos escapar de mais uma… hehehe. De lá seguimos para o Templo da rainha Hatshepsut (25LE/estudante), a única mulher que governou o Egito como um Faraó e por último visitamos o Colossos de Memnon. Optamos por estender no check-out e aproveitar a tarde para descansar no hotel (pagamos 150LE). Jantamos no hotel, a média era 50LE por pessoa. À noite o guia nos buscou no hotel e nos levou a estação de trem para pegarmos o trem de volta ao Cairo. Foram 11h de viagem na 1ª classe.

6º Dia: Cairo

Chegamos ao Cairo pela manhã e o motorista que nos aguardava, nos levou ao aeroporto.

Conclusão

O Egito é verdadeiramente um sonho, a beleza dos monumentos, das pirâmides é indescritível. Mas a vibe do lugar não é das melhores, em nenhum momento você sente totalmente seguro. Nos poucos momentos em que nos vimos sozinhos foram bastante tensos, as pessoas ficam te olhando o tempo todo, é bem complicado. Os comerciantes são terríveis, ficam pressionando o tempo todo, não deixam você ver o produto com calma e pensar. Com certeza eles vendem bem menos por causa disso. Com certeza, o Egito é um sonho e como todos deve ser realizado, mas não recomendamos ir sem o  suporte de uma empresa séria, pois muita gente quer te enrolar, cobrar por coisas que são gratuitas. Para se ter uma idéia até o banheiro eles anunciam como se fosse um produto. Na saída do Vale dos reis um árabe aos berros gritava “toilet” e a mão cheia de moedas. Cena inesquecível… rs

Um grande abraço e até a próxima!!!

Nota: existem algumas opções que aumenta o custo da trip, mas por outro lado aumenta bastante o conforto, segue a lista.

EXTRAS Tour:

– Upgrade para Sleeper Train (Cairo – Aswan e Luxor – Cairo): 160 USD / pessoa – com base em 2 pessoas dividindo uma cabine. O upgrade inclui jantar e pequeno-almoço  no trem, exclui quaisquer bebidas.

– Guia de língua espanhola (com excursões privadas em Aswan e Luxor) adicional de 30 USD / pessoa

– Opcional Camelo ou passeio a cavalo em Giza Pyramids; 35 USD / pessoa

– Opcional Abu Simbel Tour: 30 USD / pessoa (tour compartilhada)

– Voo de Balão de ar quente em Luxor; 100 USD / pessoa (de manhã cedo, você será pego em seu hotel e transferidos para a Cisjordânia de Luxor. Aqui você vai desfrutar de uma cerca de 40minutos Hot Air Balloon Ride, onde você pode relaxar e desfrutar da vista. Depois será transferido de volta para o hotel.

– Upgrade para hotéis de 4 e 5 estrelas disponíveis mediante pedido.

Anúncios

49 Respostas para “Viajando ao Egito, barato e com segurança!

  1. Pingback: 8 dicas para viajar ao Egito | Catraca Livre·

  2. Pingback: 8 dicas para viajar ao Egito | Trilha Mundos – Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais – 61 8138-5888·

  3. Olá! Parabéns pelo post!! Tem várias informações úteis, e você expõe sua opinião e escreve de forma agradável! Um dia também realizarei o sonho de ir ao Egito!! 🙂

    Curtir

  4. Caraca!!!!! Adorei o post de vcs!!!!
    Vcs tem ideia de qto vcs gastaram? Chega ser uma viagem de 800/900€ por pessoa?
    Obg!

    Curtir

  5. Olá,

    Achei a matéria muito interessante e quero muito ir para o Egito. Confesso que também fiquei bem desanimada quando vi preços exorbitantes, mas com sua matéria acho que minhas expectativas estao voltando Rsrs, você tem noção de quanto gastou no total, com tudo? estou aqui na Europa também e quero muito ir . Obrigada

    Curtir

    • Olá que bom que gostou!!! Bom os gastos são um pouco relativos. Fazendo um calculo médio, incluindo passagens + pacote com tour + alimentação + entradas, você vai gastar por volta de 1000 euros. Mas é claro que você vai ter que pesquisar bem nas passagens aéreas. Nós também economizamos nas entradas pois tínhamos carteirinha de estudante.

      Curtir

      • Olá Cleide. Esse valor é uma estimativa por pessoa. Só com passagens aéreas (ida e volta) você gasta em torno de 500 euros. O tour que inclui as passagens de trem + hotel 3* com café da manhã + transfers é por volta de 250 euros. Com as entradas nos pontos turísticos nós gastamos 50 euros (pagando meia com carteirinha de estudante). Contando que você gaste 30 euros de alimentação em 6 dias soma 180 euros. Agora somando tudo 500 + 250 + 50 + 180 = 980 euros. Esse valor pode diminuir se você conseguir uma promoção e comprar passagens mais baratas, e gastar menos que 30 euros com alimentação por dia.

        Curtir

  6. Muito boa matéria! A tempos quero ir p Egito mas parece um sonho… agora não tão distante….Teria como vocês me dizerem o gasto total em euros… eu estou em Dublin..acredito que vocês tambem partiram daqui… Um sugestão p vcs..conheçam o Marrocos …lugar incrivel tbm! O blog ta top!!!

    Curtir

    • Olá Harlison, são 1000 euros por pessoa. Nós saímos da Espanha porque foi a passagem mais barata que encontramos, mas se você conseguir achar alguma promoção esse preço pode cair bastante. As passagens são o mais caro de tudo! E quanto ao Marrocos, nós fomos sim!!! Fizemos o tour para o deserto, realmente um lugar incrível!!!! em breve lançaremos o post! Abraços

      Curtir

    • Olá Carolina. Mesmo fechando o tour eu não aconselho você ir sozinha para o Egito, caso queira fazer a mesma trip, porque a parte dos trens você estaria estaria sozinha mesmo. Uma alternativa seria fechar com a empresa e fazer somente o Cairo, ai seria mais tranquilo. Quanto ao Marrocos, também não aconselho ir sozinha, mas caso seja seu sonho, acho que o melhor seria você fazer somente Marraquesh e o tour para o deserto porque é sempre em grupos. De qualquer forma, evite roupas curtas e decotadas, por mais calor que esteja, tanto no Egito, Marrocos e Turquia.

      Curtir

  7. Amei tudo, fiquei maravilhada com as imagens e comentários que vcs fizeram. É realmente tudo muito mágico, embora um pouco apavorante, principalmente se imaginar sozinha num lugar desses, mas qualquer dia desses vou viajar ao Egito. Parabéns adorei tudo!!!!!!!

    Curtir

    • Obrigada!!! Que bom que gostou!!! Realmente ir sozinha é inviável! Mas tomando alguns cuidados viajar ao Egito é possível sim e nós somos a prova disso! E se é um sonho tem que realizar!!!!!

      Curtir

  8. Olá, parabéns pelo Blog, muito interessante. Um pergunta, vocês precisaram comprovar o vacinação da febre amarela para entrar ? Obrigado.

    Curtir

    • Oi Gab muito obrigado pelo seu contato.
      Não foi pedido o Certificado Internacional de Vacinação de Febre amarela, porém se trata de um documento obrigatório.
      Nesse link são mostrados os postos onde é possível adquirir o documento

      Curtir

  9. Excelente matéria!! Estou indo daqui há um mês com a minha namorada e quero que seja tão incrivel como a trip de vocês.

    Pergunto, qual a câmera das fotos? Ficaram realmente muito boa!

    Abraços e parabéns

    Curtir

    • Olá Rafael, que bom que gostou do nosso post! com certeza sua trip será inesquecível!!!! Então, não usamos nenhuma câmera especial especial, a maioria das fotos tiramos do celular mesmo.

      Curtir

  10. Pingback: 5 templos que você não pode deixar de conhecer no Egito | Catraca Livre·

  11. Fui pra Turquia e Egito no final de 2010, antes de toda aquela bagunça acontecer por lá, foi viagem inesquecível. Fizemos tudo por conta própria e sem contratar agencia de viagens, devo voltar ao Egito em alguns anos pra visitar o que ficou faltando e visitar uma amiga que mora em Alexandria, a conheci durante minhas pesquisas de viagem.

    Curtir

    • Olá Nanci, deve ter sido incrível!!!! Nós também preferimos sempre viajar por conta própria, na verdade foi a primeira vez que contratamos uma agência e nesse caso, não me arrependi, pois o clima por lá estava bem tenso.

      Curtir

  12. Pingback: 5 templos que você não pode deixar de conhecer no Egito | Trilha Mundos – Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais – 61 8138-5888·

  13. Parabens…muito legal o site!
    Eu e minha familia temos muita vontade de ir ao Egito, porem, resolvemos adiar nossos planos diante dos atentados ocorridos…Saberia me orientar alguma fonte segura na net para acompanhar a real situação atual de segurança do pais?
    Estive pesquisando um pacote que incluia com a Memphis Tours:
    05 noites no Cairo em hotel de luxo superior 5 estrelas (Le Meridien Pyramids resort cairo), incluindo café da manhã; alem de 04 noites a bordo de um cruzeiro pelo Nilo 5 estrelas (Sonesta St.Geroge Cruzeiro), com pensão completa.

    —-> Incluindo:
    Entradas para locais mencionados no roteiro (Memphis,Sakara e Pirâmides de Gizé, Luxor, Karnak, Vale dos Reis, templo de Hatshepsut, Templo de Horus e Sobek, Ashwan, Abu Simbel, excursão opcional à Alexandria)
    Guia turístico espanhol (Cairo: Português).
    Todos os traslados de veículo privado com ar-condicionado.
    Almoço durante passeios no Cairo, em um restaurante típico.
    Voos domésticos (Cairo – Luxor-Aswan – Cairo).
    Usar um celular durante o passeio no Egito, para facilitar o contato com a agência e para as suas chamadas privadas. (disponibilidade de 2 minutos Internacional ou 30 minutos para chamadas locais dentro do Egito).
    Todos os impostos
    —-> Não-incluindo:
    Visto de entrada ao Egito.
    Bebidas, gratificações, despesas pessoais e extras não mencionados no programa.
    Voos internacionais.
    A entrada ao interior da Grande Pirâmide de Keops (200 LE = quase 28 USD ), A Sala das Múmias no Museu Egípcio (100 LE = quase 15 USD), Túmulo Tutankamun no Vale dos Reis (100 LE = quase 15 USD)
    O preço por pessoa em quarto duplo: 1390 USD$.
    O preço total para 4 pessoa: 5560 USD$

    ABAIXO O VALOR DOS VOOS:
    LH 505 K 15MAY GRUMUC 1645 0935+1

    LH 586 K 16MAY MUCCAI 2125 0210+1

    LH 587 K 25MAY CAIMUC 0310 0610

    LH 504 K 25MAY MUCGRU 2210 0535+1

    O preço por pessoa é 1100 USD$.
    O preço total para 4 pessoas é 4400 USD$

    ESTA MUITO CARO???VOCE FALOU EM 1.000 EUROS!!
    QUAL SERIA A MELHOR EPOCA DO ANO PARA ESSA VIAGEM?

    Curtir

    • Olá, Viviane. Pelo o que eu pesquisei a melhor época para viajar ao Egito é entre os meses de Outubro a Maio, pois as temperaturas são mais amenas, porém o mês de dezembro em geral costuma ser mais caro por ser final de ano, seria bom evitar também. Nós fomos em abril e a temperatura estava ótima. Com relação aos valores, nós falamos um valor aproximado de mil euros incluindo todos os nossos gastos, ou seja, incluindo passagem aérea, transportes, alimentação, tours e hospedagem. Só o nosso tour de 6 dias (hospedagem em hotel 3 estrelas com café da manhã + transfer + guia + passagem de trem entre as cidades Cairo-Aswan-Luxor-Cairo) custou aproximadamente 250 euros por pessoa.

      Curtir

  14. Ótimo post, parabéns. Quero muito conhecer o Egito este ano de 2015, vou seguir suas dicas. Obrigado.

    Curtir

  15. Olá, Primeiramente parabéns pelo seu post!
    Eu estou indo para Egito no fim de julho e gostaria de saber mais sobre a empresa que vc contratou.
    Eles cumpriram tudo que foi prometido mesmo? valeu a pena?
    como foi feito o pagamento?
    obrigado!

    Curtir

    • Olá Julio. A empresa cumpriu tudo o que foi prometido sim. Foram muito atenciosos, os hotéis ficaram bem acima da nossa expectativa. As viagens de trem foram primeira classe. Eles colocavam a gente dentro do trem e quando chegavamos ao proximo destino já havia alguem da empresa esperando. Foi ótimo. O pagamento foi realizado em espécie no primeiro dia. Não efetuamos nenhum tipo de adiantamento ou reserva.

      Curtir

  16. Oi!
    Adorei o post! Estou louca para ir para o Egito. Você não falou nada no post sobre visto, precisaram tirar? Como foi? Também ja estou na Europa.
    Obrigada!

    Curtir

    • Olá Ju. Nós tiramos o visto no próprio aeroporto. Pagamos na casa de cambio e recebemos o visto. Entretanto, ouvi rumores de que haveria mudanças na forma de tirar o visto e possivelmente tirar até antes de ir pra lá. De qualquer forma, aconselho você dar uma pesquisada antes.

      Curtir

  17. Olá, parabéns pelo post. Vou com meu marido em dezembro/2015, porém estou muito receosa com atentados terroristas. O que vcs sentiram lá com relação a segurança e terroristas? Nesta época do ano como está o clima lá, é um calor suportavel?
    Um abraço.

    Curtir

    • Olá Claudia! Nós sentimos uma vibe bem tensa por lá. tinha militares espalhados pelas ruas, revistavam os carros. Só não foi pior porque estávamos bem assessorados pela empresa de turismo que contratamos. Não aconselho ir por conta. Quanto ao calor, fomos bem no comecinho do verão. Fazia muito calor mesmo, mas é um lugar pra se andar toda coberta. O assédio com as mulheres é um agravante. como você vai com seu marido é mais tranquilo. Leve protetor solar.

      Curtir

  18. Post incrível e me ajudou bastante! Eu estou indo mês q vem pro Cairo e gostaria de saber a respeito da vacina de febre amarela, se é obrigatório e como vcs fizeram. Obrigada

    Curtir

  19. Pingback: “Tipo” Indiana Jones nas pirâmides do Egito |·

  20. Olá, moro no Alemanha e vou para o Egito a primeira vez em dezembro com meu marido. O visto você pegou no aeroporto ou solicitou antes? E a carteirinha de vacinação, você já tinha tomado a vacina antes? como fez?

    Curtir

    • Olá Erica, quando nós fomos ao Egito tiramos o visto na hora no aeroporto do Cairo, mas parece que mudou há pouco tempo. Melhor vocês confirmarem antes. Se eu souber alguma novidade entramos em contato. Quanto a carterinha de vacinação nós levamos, mas não foi pedido.

      Curtir

  21. Pessoal, tudo certo ? Tou indo pro Egito em março e contratei a Holaegypt. A parte os 265 dólares cada um, vocês chegaram a dar gorjeta pro pessoal da empresa (guias, motoristas, etc) ? Se sim, qual o valor ? Obrigado pelas informações. Grande abraço e parabéns pelo site !

    Curtir

  22. Oi pessoal estive lá em março último e, fora algum estresse na chegada ao aeroporto (revista, interrogatório e coisa e tal – muito provavelmente porque eu viajava sozinho), correu tudo bem. Lugar incrível ! Obrigado pelas dicas. Abração !

    Curtir

  23. Boa tarde, viajo em Julho para o Egito e ficarei 15 dias por lá, estou fazendo pesquisas de depoimento de pessoas que já foram, encontrei esse blog e gostaria de parabeniza-los, adorei tudo que foi descrito, as informações, valores gastos, momentos desagradáveis, gostei muito de verdade. O legal de obtermos essas informações é que podemos ter um noção do que esta por vir nos prevenirmos com algumas coisas.
    Obrigada por repassarem essa experiência, as fotos ficaram lindas mais uma vez Parabéns.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s