Halloween na Irlanda: onde tudo começou!

Eu (Drê) que sempre adorei as festas de Halloween, as fantasias, as histórias, as brincadeiras dessa época, mal podia imaginar que para iria parar justamente no lugar onde tudo começou. Havia chegado à Irlanda no mês de setembro de 2014, exatamente um mês antes de uma das festas mais esperadas da Irlanda: “O Halloween”.

Aqui no Brasil, chamamos o dia 31 de outubro de “O dia das Bruxas”, porém a origem do Halloween é bastante antiga. Surgiu como um ritual do povo Celta que habitava a região da Irlanda, Escócia e Inglaterra antes da Era Cristã. O ritual acontecia na noite de 31 de outubro para celebrar o início do Samhain. O Samhain contemplava três importantes acontecimentos: o fim da colheita, o ano novo Celta e o início do inverno. Nesse período os Celtas acreditavam que era possível entrar em contato com o mundo dos mortos e com seres sobrenaturais como demônios, fadas e fantasmas. Segundo os costumes desse povo, eles se fantasiavam com peles e cabeças de animais, acendiam fogueiras, e realizavam oferendas de alimentos para espantar os espíritos maus.

Com o passar do tempo, a evolução das sociedades e difusão da cultura, esses rituais foram sendo disseminados em outros povos e transformados. Hoje as comemorações acontecem no mundo todo, mas já não existe o propósito de espantar espíritos ruins, mas sim de manter viva essa cultura, confraternizar de uma forma muito divertida e criativa.  E se a palavra de ordem é “celebrar” então não podemos deixar de falar da Irlanda, especialmente de Dublin.

O irlandês já tem fama de ser um povo muito amigável, sociável e que adora uma festa. Sendo um dos berços da cultura Celta, o Halloween tem um peso muito forte na Irlanda até os dias de hoje e as comemorações duram pela menos 1 semana. Você encontra “monstros” espalhados por todos os cantos de Dublin. Você corre um sério risco de entrar no café e um zumbi te atender… As pessoas realmente levam a sério e as fantasias são cinematográficas.

Nessa época ocorre o Festival de Bram Stocker (uma homenagem ao escritor de Drácula que, por sua vez, também é irlandês. Duante o festival ocorrem diversas atividades culturais, como exposição de artes, cinema, teatros, música e muitas outras atividades aterrorizantes. A cidade literalmente para! O Macna que é uma parada que sai de vários pontos de Dublin e as pessoas fantasiadas vão seguindo bonecos gigantes e se encontram num ponto (ano de 2014 ocorreu na praça ao lado do Jervis) e acontecem apresentações musicais e artísticas. Imperdível!!!

Eu tive a felicidade de fazer parte dessa festa e aproveitei ao máximo para explorar todas as atividades que estavam rolando por Dublin. E realmente espero que quem tiver oportunidade, se informe e participe! É de tirar o fôlego e arrepiar os cabelos hahaha.

Um abraço aterrorizante e até a próxima!

Anúncios

Uma resposta para “Halloween na Irlanda: onde tudo começou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s